Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

Campus Sorocaba entrega relatório do "Projeto Verde" à Prefeitura Municipal

6/05/2011 - 14:05


A docente do campus Sorocaba da UFSCar, Fátima Piña Rodrigues entregou, no dia 20 de maio, o relatório do "Projeto Verde" à Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Sorocaba. O Projeto foi realizado ao longo de três anos e fez um estudo detalhado das zonas Oeste e Norte da cidade e o levantamento das áreas com remanescentes de florestas com potencial para a conservação. As zonas escolhidas para o estudo foram consideradas como prioritárias por serem as de maior crescimento imobiliário e industrial da cidade.

De acordo com a professora Fátima, "para que o desenvolvimento da cidade de Sorocaba ocorra de forma sustentável, equilibrado com o meio ambiente, torna-se importante definir quais são os locais que devem ser protegidos, aqueles que necessitam ser recuperados e as áreas passíveis de receberem vias urbanas e expansão", explica. Nesse sentido, o estudo foi inovador e considerou o tamanho das áreas e sua localização em especial, como indicadores para a formação de corredores para o fluxo da fauna entre as áreas de vegetação.

O resultado mais surpreendente, segundo Fátima, foi o encontro de espécies raras como jequitibá, louro pardo e perobas em várias manchas de vegetação da cidade. Alguns locais do estudo também foram marcados como fonte potencial para fornecer sementes para a restauração de áreas degradadas na Bacia do Rio Sorocaba e Tietê. Uma destas áreas indicadas no projeto poderá, em breve, se tornar um parque municipal na zona Norte, aumentando a área verde por habitante, o que, na opinião da professora, será um passo importante para o município fazer parte do Projeto "Município Verde-Azul", do governo do Estado de São Paulo.

O projeto contou com a participação do curso de Engenharia Florestal e do Grupo Semear do campus Sorocaba da UFSCar e do professor Nobel Penteado da Universidade de Sorocaba (Uniso). Mais informações sobre o "Projeto Verde" podem ser adquiridas pelo e-mail fpina@ufscar.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário