Pesquisar este blog

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Prezados Senhores,

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS E AMBIENTAIS (PPG-CIFA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com as SECRETARIAS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE E DE TURISMO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO, convidam a todos a participarem do Seminário “CONTROLE E GESTÃO AMBIENTAL DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) CAVERNA DO MAROAGA, PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM”, a ser realizado no Auditório do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (IFAM) – Campus Presidente Figueiredo/AM, no dia 11 a 12/02/2011 (Sexta-Feira e Sábado), das 09h00 às 12h00 e das 14h00 as 18h00.

O Seminário tem o objetivo divulgar e compartilhar as informações sobre o mapeamento e caracterização de atrativos turísticos naturais, e o diagnóstico da dinâmica de apropriação e uso social por comunitários, proprietários e visitantes desses locais no Município de Presidente Figueiredo/AM, com ênfase na Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, assim como, nas unidades de conservação públicas e privadas existentes nos limites da APA, realizado no período de 2008 a 2010, no âmbito da Dissertação de Mestrado intitulada “Gerenciamento ambiental de atributos naturais da APA Caverna do Maroaga, Presidente Figueiredo/AM” e da Consultoria “Diagnóstico dos atrativos turísticos naturais da APA Caverna do Maroaga, Presidente Figueiredo/AM”, desenvolvidos pelo Geógrafo e Discente Formado no Nível Mestrado do PPG-CIFA/UFAM, Sr. João Rodrigo Leitão dos Reis, sob orientação do Prof. Dr. Julio Cesar Rodriguez Tello (PPG-CIFA/UFAM) e co-orientação do Prof. Dr. Alessandro Camargo Ângelo (PGEF/Universidade Federal do Paraná-UFPR), e pelo trabalho de consultoria a Associação de Levantamento Florestal do Amazonas (ALFA).

Como resultados do mapeamento e caracterização, foram mapeados e diagnosticados 47 atrativos, sendo 22 em uso turístico e 25 potenciais (áreas que até 2010 ainda não eram identificadas, não mapeadas e estão sem turismo), distintos em 16 atrativos isolados e 15 complexos naturais. Além disso, na pesquisa foram re-mapeados 10 atrativos do PRIMAZ/CPRM de 1998 e 07 áreas apenas cadastradas pela Prefeitura de Presidente Figueiredo.

O seminário será dividido em duas fases. No primeiro dia serão apresentados os resultados das pesquisas, e no segundo, serão expostas as ações desenvolvidas pelos órgãos governamentais municipais e estaduais, organizações não-governamentais na proteção ambiental de atrativos naturais no município, assim como, a exposição das perspectivas de atuação para ordenamento ambiental do uso turístico dos locais.

Atenciosamente,


Prof. Dr. Julio Cesar Rodriguez Tello
Coordenador do PPG-CIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário