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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

"A sustentabilidade nos oceanos: o mar como espaço de estudos interdisciplinares"

"A sustentabilidade nos oceanos: o mar como espaço de estudos interdisciplinares"



Objetivo: o curso pretende analisar as relações entre as culturas e os oceanos sob uma perspectiva interdisciplinar, reunindo campos diversos como a antropologia, a psicologia e a literatura.



Metodologia: O curso estará baseado em algumas exposições, vídeos, discussões em grupo e seminários sobre temas e artigos indicados na bibliografia.



Professor: Antonio Carlos Sant'Ana Diegues - É professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e Diretor Científico do Núcleo de Apoio à Pesquisa de Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras (NUPAUB) da Universidade de São Paulo.



Conteúdo programático:

1. O papel das ciências humanas e naturais no estudo do mar: a questão interdisciplinar

2. A história ecológica da relação entre culturas e os mares: as culturas marítimas

3. A construção simbólica dos mares

4. A sócio-antropologia marítima no Brasil

5. Conceitos e definições sobre conhecimento tradicional sobre o mar e seres vivos marinhos.

6. A territorialidade marítima e o conhecimento tradicional

7. Mitos, simbologia e imaginário marítimo no Brasil



Bibliografia:

Obs.: Alguns textos encontram-se no site do Nupaub: usp.br/nupaub (biblioteca virtual)



Cajigas-Rotundo, J 2008 Saber pós ocidental: uma perspectiva dos povos amazônicos, in Dupas,G.(org) Meio ambiente e crescimento econômico: tensões estruturais. IEEI/Edit.Unesp.

Diegues, A. Ecologia Humana e Planejamento Costeiro. 2001 Cap. 1. O meio ambiente como espaço para o exercício da interdisciplinaridade, págs. 13- 20; O papel das Ciências sociais na análise das questões ambientais e globalização p. 21- 38 e Desenvolvimento Sustentável ou sociedades sustentáveis: das crítica dos modelos aos novos paradigmas p.39-58

Diegues, A. 2001 O mito moderno da natureza intocada cap 1. O surgimento do movimento para a criação de áreas naturais protegidas p.23- 30 e cap. 3. Escolas atuais do pensamento ecológico p.39-47

Dupas, G. 2008 O impasse ambiental e a lógica do capital. In Dupas,G.(org) Meio ambiente e crescimento econômico: tensões estruturais. IEEI/Edit.Unesp.

Gómez-Pompa, A e Kaus, 2000 Domesticando o mito da natureza selvagem, in Etno-conservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos, ( A.Diegues, organizador), Hucitec/Nupaub

Guha, R. 2000 O biólogo autoritário e arrogância do anti-humanismo, in Etno-conservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos ( A.Diegues, organizador) Hucitec/Nupaub

Lacey, H 2008 Crescimento econômico, meio ambiente e sustentabilidade social: a responsabilidade dos cientistas e a questão dos transgênicos. Dupas,G.(org) Meio ambiente e crescimento econômico: tensões estruturais. IEEI/Edit.Unesp.

Nobre, M e Amazonas, M. 2002 Desenvolvimento Sustentável: a institucionalização de um conceito, Ed. IBAMA, cap 2: A Conferencia do Rio: a definição das amarras institucionais e o novo estatuto do desenvolvimento sustentável p.49-69 e cap. 3. O desenvolvimento sustentável no contexto pós-Rio-92: tendências atuais. Pág. 71- 94





Período: 14 a 18/09/09, das 18h30 às 22h30

Carga horária: 20 horas/aula

Publico Focalizado: Professores,Educadores com atividades relacionadas ao conteúdo do curso e estudantes das áreas de meio ambiente e cultura de paz.

Vagas: 50

Inscrições de 25 a 03/09

Haverá seleção - Resultado dos selecionados em 09/09.



FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

CURSO: "A sustentabilidade nos oceanos: o mar como espaço de estudos interdisciplinares"

Envie preenchido para inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

1. NOME COMPLETO:

2. Idade

3. Sexo ( ) M ( ) F

4. RG nº órgão: UF:

5. CPF nº

6 Escolaridade ( ) 2º grau completo ( ) 3º grau completo

7. Área de formação:

8. Setor em que trabalha:

Empresa privada ( ) Organização não governamental ( ) Estado ( )

9. Se servidor público, por favor, informe Nº RF

10. Profissão/atividade que exerce atualmente:

11 .Se educador, instituição em que exerce a função:

12. Endereço residencial:

13. Região ou bairro 14. CEP

15. E-mail:

16. Telefone fixo:

17. Telefone celular:

18. Por que deseja participar deste curso?





19. Você já desenvolve algum trabalho relacionado ao tema do curso?

Qual?

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