Pesquisar este blog

domingo, 20 de setembro de 2009

Evolução

segundo os primeiros teóricos sociais, entre os quais Herbert Spencer (1820-1903), processo através do qual uma sociedade se desenvolve progressiva e qualitativamente de modo previsível
Obs.: cf. evolucionismo


Etimologia
lat. evolutìo,ónis 'ação de percorrer, de desenrolar', rad. de evolútum, supn. de evolvère 'rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, rolar para fora, estender, desdobrar, desenrolar, tirar de, fazer sair, pôr fora; desenrolar, desdobrar, desenvolver'; a noção de 'mudança progressiva de posição ou de natureza no espaço ou no tempo' é relativamente recente, a noção de 'evolução no espaço' tem origem por volta do sXVI, já as noções de 'transformação, mudança, desenvolvimento' surgem por volta de 1670, nas línguas ocidentais; ver vol-

Dicionário Houais

2 comentários:

  1. Legal professor, tinha até me esquecido dessa discussão. Dando uma pesquisada rápida achei outras definições:


    Definição de evolução

    Se nos perguntamos O que é a evolução? Uma boa idéia será consultar um dicionário. O Dicionário Geral da Língua Portuguesa dá-nos as seguintes definições do vocábulo evolução:

    Ação de desenvolver ou de transformar as coisas passando gradualmente de um estado a outro: a ~ das espécies; a ~ de uma teoria, de uma política

    Efeito de desenvolver ou de transformar as coisas passando gradualmente de um estado a outro

    p.ext. Movimento, mudança ou transformação, em geral: as evoluções de uma dança

    Movimento, mudança de formação de tropas ou navios, com fins defensivos ou ofensivos

    Mudança de conduta, de propósito ou de atitude

    BIOL. – Derivação das espécies de organismos vivos, de outras já existentes, através de um processo de mudança mais ou menos gradual e contínuo

    FIL. Hipóteses que pretende explicar todos os fenômenos por transformações sucessivas de uma só realidade primeira.
    Fazendo um comentário crítico destas definições de evolução podem realizar-se várias observações.

    A caracterização principal da ação de desenvolver-se ou de transformar-se das coisas de um estado a outro é a passagem gradual, se fosse rápido ou acelerado entraríamos no conceito de revolução.

    A segunda observação é que o conceito de evolução tem duas acepções principais, a do ponto 1) “ação de desenvolver ou de transformar as coisas passando gradualmente de um estado a outro” e a do ponto 2) “efeito de...” A primeira refere-se à dinâmica interna das coisas, que faz com que se desenvolvam ou transformem, em definitiva o seu próprio desenvolvimento. A segunda parece estar relacionada com a sua aparência externa, que não é outra coisa do que o efeito ou conseqüência da evolução interna e a percepção externa da mesma.

    Juntamente com as duas acepções principias ou gerais, evolução interna e externa, encontramos outras acepções particulares. No ponto 6) faz-se uma especial menção à evolução biológica. Esta definição de evolução não acrescenta nada especial; exceto que, pela dinâmica normal da evolução das espécies, está limitando o conceito, para o âmbito citado, a longo prazo. Explicitamente está a dar-nos o conceito derivado da Teoria darwinista e as suas adaptações posteriores, ou seja, um tipo particular do conceito de evolução a que se refere o ponto 2)

    Entendendo o citado ponto 2) como um efeito interno, a definição de evolução do ponto 6) que estamos analisando continuaria utilizando-o como de efeito externo.

    Por sua vez, o ponto 7) define a base filosófica sobre a que descansa a mencionada teoria e a origem da vida.

    Em conclusão, o conceito de evolução em biologia é diferente dos dois conceitos genéricos de evolução, sendo uma variante do conceito de evolução como percepção externa das mudanças ou transformações por limitar-se ao longo prazo.

    Para a Teoria Geral da Evolução Condicionada da Vida, o conceito de evolução corresponde à acepção da sua dinâmica interna tanto a curto como a longo prazo, sendo a evolução a longo prazo a soma das mudanças não já a curto prazo, mas sem em cada geração.


    Artigo completo em:

    http://www.molwick.com/pt/evolucao/520-conceitos-evolucao.html

    ResponderExcluir
  2. as diferentes linguagens...talvez tenhamos poucas palavras para tanto significado...agradeço as colocações!

    luana

    ResponderExcluir