Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

V SAPIS - V Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social

V SAPIS - V Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social

De 07 a 10 de novembro de 2011, no Campus Universitário da UFAM - Universidade Federal do Amazonas, com organização pelos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas/UFAM.
V SAPIS - V Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social

Seu programa inclui Conferências, Simpósios, Mesas Redondas e Sessões de Apresentação Oral e de Painéis (posters). As atividades serão coordenadas por professores\pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do Exterior.
Tema geral do V SAPIS: Gestão Territorial e Inclusão Social em Áreas Protegidas no Brasil.
Eixos Temáticos:
1- Governança e Metodologia para Gestão de Áreas Protegidas
2 -Percepção, Educação e Difusão em Áreas Protegidas
3 – Serviços Ambientais em Áreas Protegidas
4- Território, Mapeamento e Resolução de Conflitos
5- Turismo em Áreas Protegidas
6- Desenvolvimento Local em Áreas Protegidas
7- Povos Tradicionais e Indigenas em Áreas Protegidas
8 – Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente
Público Alvo
O Seminário se destina a estudantes, pesquisadores e profissionais que trabalham com o tema, vinculados à academia, governo, organizações da sociedade civil e iniciativa privada, que tenham interesse em participar da discussão proposta ou apresentar e compartilhar trabalhos e/ou projetos, em elaboração, em andamento ou concluídos, capazes de vincular o tema da inclusão social à gestão de áreas protegidas.
Através desta primeira e única circular vimos convidar os interessados a apresentar propostas para eventos paralelos e enviar seus resumos para apresentação de trabalhos orais e painéis. Os interessados devem cadastrar-se e proceder a inscrição de sua proposta ou resumo no site do evento (www.redesapis.org) até 30 de junho. Todas as propostas e resumos recebidos serão avaliados pela comissão científica do V SAPIS.
Os trabalhos submetidos serão avaliados por dois revisores que poderão sugerir modificações aos autores ou recusar trabalhos cujo tema e nível não estejam adequados ao evento.
No momento do envio dos resumos pelo menos um dos autores deverá proceder sua inscrição no V SAPIS.
Quem pode apresentar os trabalhos?
Os trabalhos poderão ser apresentados por estudantes, professores, pesquisadores e profissionais, desde que em consonância com as informações contidas nestas instruções, devendo enviar para o e-mail vsapis@gmail.com (em um só email) com os respectivos documentos:
• Ficha de inscrição devidamente preenchida;
• Resumo estendido do trabalho;
• Copia de comprovante de pagamento de inscrição no evento.
Os trabalhos enviados sem ficha de inscrição e comprovante de pagamento não serão analisados.
A Comissão Organizadora do V SAPIS enviará por e-mail a confirmação automática do recebimento da mensagem enviada. Posteriormente, será enviada a confirmação da inscrição, da submissão do trabalho e do recebimento de comprovante de pagamento.
2. Conteúdo dos trabalhos
O conteúdo dos trabalhos deverá versar sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, devendo estar de acordo com um dos seguintes eixos temáticos:
1- Governança e Metodologia para Gestão de Áreas Protegidas
2 -Percepção, Educação e Difusão em Áreas Protegidas
3 - Serviços Ambientais em Áreas Protegidas
4- Território, Mapeamento e Resolução de Conflitos
5- Turismo em Áreas Protegidas
6- Desenvolvimento Local em Áreas Protegidas
7- Povos Tradicionais e Indígenas em Áreas Protegidas
8 - Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente
Na ficha de inscrição os autores poderão inscrever seus trabalhos especificando até 3 (três) eixos temáticos por ordem de prioridade.
Todos os trabalhos (devidamente inscritos conforme item 1 “1. Quem pode apresentar os trabalhos?” ) serão analisados e julgados pelo Comitê Científico do evento.
3. Classificação dos trabalhos
Os trabalhos inscritos serão analisados, selecionados e classificados de acordo com os seguintes procedimentos:
• atendimento as normas/ critérios para qualificação de trabalhos (1ª fase);
• aprovação nos critérios para avaliação de trabalhos técnicos científicos definidos pelo Comitê Científico (2ª fase).
4. Originalidade
Os trabalhos inscritos deverão ser originais e inéditos. Trabalhos já publicados em outros meios de comunicação não serão aceitos. Para efeito do disposto neste item, consideram-se originais e inéditos os trabalhos que não constituam adaptações e resumos de outros trabalhos e, se estrangeiros, de suas traduções, e que não tenham sido publicados ou apresentados em congressos e certames afins, nem submetidos a concursos. A citação, remissão e compilação de obras, teses, livros e pesquisas, como fonte subsidiária e/ou apoio aos trabalhos, não lhes tiram o caráter de originalidade e ineditismo, devendo ser destacadas na bibliografia.

5. Idioma
Os trabalhos a serem apresentados no V SAPIS poderão ser escritos e apresentados em português e espanhol.

6. Autores dos trabalhos
a) Poderá ser selecionado até o máximo de 3 (três) trabalhos para cada primeiro autor. A co-autoria não é computada nesse limite;
b) Pelo menos um dos autores do trabalho deverá estar inscrito no V SAPIS;
c) apenas os autores inscritos no evento receberão o certificado de apresentação de trabalho.

7. Normas de apresentação dos Resumos Estendidos
Todos os trabalhos submetidos ao evento para análise deverão contemplar as seguintes normas:
a) Os resumos estendidos deverão ter no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas digitadas A4;
b) A formatação deverá ser: papel tamanho A4 (21 x 29,7 cm); margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; espaçamento entre linhas de 1,5; espaçamento de 6pt depois; parágrafo justificado sem recuo à margem esquerda.
c) Deverão ser enviados para o e-mail vsapis@gmail.com até a data limite de 30 de junho de 2011. Os resumos estendidos deverão ser elaborados no formato MS Word 2000 ou superior. A Comissão Organizadora do V SAPIS enviará por e-mail a confirmação automática do recebimento da mensagem enviada. Posteriormente, será enviada a confirmação da inscrição, da submissão do trabalho e do recebimento de comprovante de pagamento, também por e-mail.
d) O resumo estendido deverá apresentar a seguinte estrutura:
• Título claro e objetivo, expressando da melhor forma possível, o conteúdo, com fonte Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, negrito e centralizado;
• Nome do(s) autor (es) devvir abaixo do título (Fonte Times New Roman 12, centralizado).
• Afiliação institucional dos autores, endereço e e-mail do principal autor (Fonte Times New Roman 10, justificado)
• Os resumos estendidos deverão conter necessariamente:
o Introdução
o Objetivos
o Metodologia
o Resultados e Discussão
o Conclusões
o Referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT em vigor.
e) os trabalhos somente serão repassados ao Comitê Científico após serem aprovados pela 1ª fase de pré-qualificação, que consiste na verificação do cumprimento dos critérios estabelecidos por essa norma.

8. Seleção e classificação dos trabalhos
Os trabalhos qualificados serão julgados por dois membros do Comitê Científico, em sistema de duplo-cego.

9. Critérios de avaliação
Nas análises e avaliações dos trabalhos serão tomados em consideração os seguintes itens:
a) aspectos formais e técnicos do resumo estendido;
b) estruturação do texto que evidencie a presença dos tópicos descritos no item 7.d. deste documento.
c) relevância do resumo estendido em relação ao tema central do evento ou suas áreas temáticas
d) originalidade do assunto, em relação ao tema do evento.
e) aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das idéias e qualidade da redação).
As decisões do Comitê Científico são soberanas e irrecorríveis.

10. Apresentação de artigo completo para publicação em Revista Científica indexada
O Comitê Científico poderá selecionar até 20 (vinte) trabalhos que representem uma contribuição clara e significativa para o tema do evento. Os autores desses trabalhos serão convidados a prepararem artigos originais que serão publicados em revista científica indexada e qualificada pelo Sistema Qualis da CAPES. Os autores dos trabalhos selecionados serão contactados e receberão as instruções específicas para preparação dos artigos.

11. Apresentação dos trabalhos no evento
A lista de trabalhos selecionados para apresentação no V SAPIS estará disponível no site do evento a partir do dia 16 de agosto de 2011.
Os autores no momento da inscrição deverão optar pela forma de apresentação do trabalho no evento (apresentação em sessão de comunicação oral ou pôster).
Na sessão de comunicação oral, os trabalhos serão agrupados em função dos eixos temáticos e cada autor terá 15 minutos para apresentar o trabalho. Após a apresentação haverá 10 minutos para que o apresentador possa responder perguntas ou esclarecer dúvidas dos participantes. A apresentação poderá utilizar recursos de data-show e/ou retro-projetor.
Na sessão de pôster, os trabalhos serão apresentados em sessões temáticas e pelo menos um autor deverá estar disponível durante toda a sessão para apresentar e discutir seu trabalho com os participantes. Haverá premiação dos 03 melhores trabalhos em pôsteres apresentados.

12. Cessão de Direitos Autorais
Os trabalhos inscritos poderão, a critério da Comissão Organizadora do V SAPIS, serem divulgados ou mesmo publicados, sem qualquer pagamento de direitos autorais aos seus autores que, ao se inscreverem, aceitam e outorgam expressamente esta faculdade aos organizadores do V SAPIS, cientes do caráter de serviço à comunidade, sem fins lucrativos, de que se reveste o evento.
INSCRIÇÕES

valor e o período das inscrições estão descritos na tabela abaixo:

Até 30/09
De 31/09 a 10/11
No evento

Estudantes de graduação e pós-graduação
R$50,00
R$75,00
R$100,00

Profissionais
R$120,00
R$160,00
R$200,00

Demais participantes (comunitários de associações, estudantes de ensino médio e fundamental)
R$30,00
R$30,00
R$30,00

O pagamento deverá ser realizado através de depósito bancário identificado, de acordo com as seguintes informações:
Banco do Brasil
Favorecido: FAPUR/REDESAPIS
Agência: 0729 – 3
Conta corrente: 53.901-5
No campo de identificação do depósito indicar o número do CPF. O comprovante de depósito deverá ser enviado juntamente com a ficha de inscrição para o emailvsapis@gmail.com
Estudantes de graduação e pós-graduação deverão encaminhar comprovante de matrícula ativa para ter a inscrição confirmada.
Melhores informações: (92)3305-4667 vsapis@gmail.com
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O V SAPIS ESTARÃO DISPONÍVEIS EM BREVE NO SITE www.redesapis.org
Ações do documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário