Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

9/04/2011 - 08h55

EUA tiram lobo de risco de extinção e favorecem fazendeiros

PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
A perseguição aos lobos parece que não terminou nos Estados Unidos. O Congresso daquele país decidiu tirar os lobos-cinzentos (Canis lupus) da lista de animais em risco de extinção. O projeto é do senador Jon Tester --um agricultor da região de Montana.
A ideia, que não tem apoio dos cientistas, é que esses animais saiam da relação de bichos em extinção e voltem para a mira dos caçadores já nos próximos 60 dias.
Hoje, estima-se que cerca de 4.400 lobos vivem em estado selvagem em todo o território dos EUA. E quase um terço desses animais está justamente na região de Montana.
A reivindicação para retirada do animal da lista de risco de extinção veio de fazendeiros daquela região.
Eles argumentam que os animais são perigosos e que "matam por prazer" --o que é contestado por ONGs protetoras de animais--, além de matar parte do rebanho de gado e de ovelhas.
Esta é a primeira vez que um animal foi removido da lista de espécies ameaçadas de extinção pelo Congresso dos Estados Unidos.
France Presse/Us Fish & Wildlife
Fazendeiros dizem que lobos-cinzentos "matam por prazer" e comem gado; caça poderá ser liberada em 60 dias
Fazendeiros dizem que lobos-cinzentos "matam por prazer" e comem gado; caça poderá ser liberada em 60 dias
VAI-E-VEM
Os lobos-cinzentos estiveram, pelo menos nos últimos 15 anos, entre os animais em risco de extinção, mas nos Estados de Idaho e Montana --com exceção de Wyoming--, foram retirados da lista.
Em agosto de 2010, um juiz distrital revogou a decisão, porque entendeu que a lei não permitia que uma parte da população de lobos-cinzentos fosse caçada e outra, protegida.
O norte das Montanhas Rochosas --uma área que inclui Idaho, Montana, Wyoming e partes dos Estados de Washington, Oregon e Utah-- concentra mais de 1.700 lobos-cinzentos.
A espécie, que foi abundante por toda a América do Norte, foi quase exterminada nos anos 30 em Montana, Idaho, Wyoming e sudoeste do Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário