Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Parque Estadual da Costa do Sol, que será criado sexta-feira, reunirá 27 áreas de conservação de seis municípios Publicada em 09/04/2011 às 22h20m Paulo Roberto Araújo

RIO - São 27 parques reunidos em um só. Após cinco anos de estudos e três audiências públicas, o governador Sérgio Cabral assina na sexta-feira, em Búzios, o decreto que cria o Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs), que vai proteger áreas de grande valor ambiental em seis municípios, de Saquarema a Búzios, na Região dos Lagos. Sugerido pelo ambientalista Paulo Bidegain, que apresentou o projeto em 2006, o Pecs é o maior parque brasileiro segmentado (unindo áreas de conservação distantes uma das outras), um modelo muito comum no Canadá.
A nossa meta em quatro anos é aumentar de 200 mil para 800 mil o número de visitantes nos parques estaduais
Com cerca de dez mil hectares (um milhão de metros quadrados), o mais novo parque estadual vai proteger os costões rochosos; restingas, dunas; sambaquis; lagoas; florestas e outros ecossistemas da região onde ainda podem ser encontradas plantas endêmicas (que só ocorrem ali) e animais de restinga em extinção, como o lagarto da praia e o formigueiro-do-litoral (Formicivora litorallis), além do mico-leão-dourado, que vive nas reservas de Jacarepiá e na Serra das Emerências, entre Cabo Frio e Búzios. O parque protege áreas de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios.
Autor da lei do ICMS verde, que estimula os municípios a preservarem suas florestas, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, estima que os seis municípios que serão abrangidos pelo Pecs receberão cerca de R$ 6 milhões de ICMS verde no segundo ano do parque:
- A nossa meta em quatro anos é aumentar de 200 mil para 800 mil o número de visitantes nos parques estaduais. O Pecs tem característica ímpar: é descontínuo e de todos os parques é o mais diretamente ligado ao ecoturismo. Terá mais proteção, muitos visitantes e dará lucro - assegurou Minc.
A criação do parque começou a ser estudada em 2006 nas reuniões do Consórcio Ambiental Lagos-São João (que reúne todos os municípios da Região dos Lagos), na época presidido por Luiz Firmino, atual subsecretário estadual do Ambiente. Planejava-se um parque de cinco mil hectares, metade da área final do Pecs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário