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quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Resumo Aula 10/08/2010

Olá pessoas!

Vou fazer um resumão do que foi tratado na aula de 3a feira...


A aula se baseou numa discussão sobre o texto sugerido para leitura pelo professor, "O debate modernidade/pós-modernidade e a renovação do discurso do planejamento", de Miguel Aguilar-Robledo. A discussão seguiu um roteiro proposto em exercícios pelo professor na sala de aula.

O professor iniciou a discussão com uma introdução sobre a distinção entre o modernismo e o pós-modernismo, e chegou à conclusão de que não se pode dividir estes conceitos, pois um complementa o outro.

Segue, em tópicos, o que foi discutido em cada questão:

Questão A) Democracia Participativa x Democracia Representativa ?
- a democracia deve envolver vários níveis de poder?
- a democracia participativa é melhor, apesar das falhas?
- o grande problema da participativa é que há frequente manipulação por parte dos grupos...
- para participar, deve-se ter acesso e interesse à informação...
- eleição -> democrática???

Questão B) Planejamento (visão compreensiva x estratégica; enfoque regional x local; racionalidade Estatal x construção de conceitos):
- planejamento tecnicista (ciência pura) x planejamento estratégico (atores, relações);
- planejamento compreensivo = diagnóstico, técnico, científico => tomada de decisão;
- a visão de "cima para baixo" (federal > estadual > municipal) vigorou até a CF de 1988. Desde então, prioriza-se a visão de "baixo para cima";
- racionalidade Estatal = científica (em base) e política;
- o desmembramento da disciplina leva à sua fragilidade. Uma visão mais geral leva a uma melhor compreensão das ideias e do planejamento.

Questão C)


-> "A verdade é estabelecida pelo exercício do poder" (Faucault):
- a ciência é uma verdade para o Estado;
- como o Estado tem o poder, a partir do momento em que ele assume algo como verdade, é isso que será imposto como verdade a todo mundo;
- por outro lado, a ciência não é a única verdade que existe;
- deve-se ter uma visão abrangente e estratégica;
- o conhecimento científico não é neutro.

-> conceito de "desconstrução":
- destruir uma verdade imposta;
- ato de revelar uma realidade através da ciência;
renovar um conceito através da desconstrução de um pré-existente.

Questão D) Por que a linguagem é fundamental para o planejamento?
- linguagem = conjunto de significados que expressam algo; expressão; comunicação; instrumento.
- distribuir poder -> através de pontes de diálogo.


Por enquanto é só. Particularmente, acho que o conceito de planejamento e as ideias que vêm com ele merecem muita discussão, e isso gera assunto para muitas e muitas aulas...o blog está aqui para isso! À vontade para comentar...

Mariana Artuso Munhoz (Colostro)

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