Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Exercíco para amanhã e questões para semana que vem

Oi pessoal ai vai o exercício e as tr~es questões finais para serem desenvolvidas individualemtne para semana que vem.

Abraço
Davis
UNESP – Campus Litoral Paulista
Curso: Gerenciamento Costeiro
Disciplina: Planejamento Ambiental
Prof. Davis Gruber Sansolo


Exercício

Texto: Novas Premissas da Sustentabilidade Democrática - Henri Acselrad & Jean Pierre Leroy



1) Tese 1:.A questão ambiental, tal como levantada pelos movimentos sociais, interpela a noção de desenvolvimento predominante desde o pós-Guerra. A degradação do meio ambiente e as persistentes injustiças sociais são vistas como expressão do fracasso de um projeto desenvolvimentista dominante, fundado na expansão mundial das relações mercantis. A crise do desenvolvimento é pois a crise de um modelo de integração homogeneizadora das sociedades periféricas ao capitalismo central. Sua superação supõe a formulação de um novo tipo de desenvolvimento, tendo por eixo o enfrentamento das causas que se encontram na raiz simultaneamente das injustiças sociais e da degradação ambiental.
1) Existem evidências dessa tese na região costeira? Em caso afirmativo apresente exemplos e elabore uma argumentação crítica.









2) “Alain Lipietz conceitua modelo de desenvolvimento como o conjunto formado pela tríade “bloco social hegemônico”, “regime de acumulação” e “modo de regulação”. Bloco social hegemônico é o sistema estável de relações de dominação, de alianças e concessões entre grupos sociais dominantes e subordinados que se faz reconhecer, de modo mais ou menos coercitivo, conforme o interesse da grande maioriaem um determinado território”
2) Identifique um ou mais blocos sociais hegemônicos na Baixada Santista


3) Tese 2. Os modelos de desenvolvimento descrevem a trajetória das sociedades em busca dos fins tidos como desejáveis. Sua expressão material encontra-se nos modelos de produção e de consumo, que pressupõem determinados padrões de distribuição dos recursos, benefícios e custos do desenvolvimento, entre os diferentes grupos sociais. Assim, o modelo de desenvolvimento exprime as escolhas quanto ao que produzir, para que e para quem produzir. Os problemas ambientais, enquanto expressão dos modos predominantes de apropriação e uso dos recursos materiais da sociedade, decorrem das escolhas políticas que configuram os modelos de produção e consumo. O enfrentamento dos problemas ambientais ocorre, conseqüentemente, na rediscussão dos sentidos a atribuir aos recursos materiais disponíveis e dos usos sociais referenciais a que os mesmos devem ser destinados.
3) Analise a tese dois no contexto da Baixada Santista destacando ao menos dois setores sócio-econômicos



“A expressão da sustentabilidade em termos de metas de redução de consumo de matéria e energia explicita uma concepção de susten¬tabilidade expressa em quantidades. Temos aqui um raciocínio baseado em sinais de mais e menos; menos energia e menos recursos naturais consumidos se combinam com maior eficiência que, por sua vez, deve levar a maior consumo. Essa expressão da sustentabilidade não esclarece nada, porém, quanto às dimensões qualitativas, interativas e articuladas que a vinculariam à noção de modelo de desenvolvimento.”
4) Concorde ou discorde do autor justificando com argumentação pessoal


5) Desenvolva argumentos sobre o uso de bicicletas com meio de transporte na baixada Santista, indique potencialidades e limitações


5- No interior de cada espaço nacional, tenta-se nivelar as pessoas e os grupos sociais: trabalhadores imigrantes e empresários, índios e especuladores fundiários, garimpeiros nativos e diretores de empresas mineradoras multinacionais na mesma classificação simplista de consumidores médios de matéria e energia11, sob o conceito do per capita. Cada cabeça (e todas) na mesma altura.Esse nivelamento pretende fazer esquecer o óbvio — há pouca semelhança entre a família que corta lenha para sobreviver e a cadeia (do madereiro ao fabricante de móveis) que explora a madeira nativa; entre um grande conglomerado minero-metalúrgico altamente mecanizado e mineração e metalurgia praticadas por microempresas.
6) Discuta a assimetria social do acesso os recursos naturais na Baixada Santista

Tese 3. A noção hegemônica de desenvolvimento supõe a imposição de uma trajetória suposta única e inelutável, que levaria os países subdesenvolvidos à condição de desenvolvidos. O desenvolvimento difunde uma temporalidade mercantil sobreposta à multiplicidade de tempos sociais, assim como faz predominar o território competitivo sobre as múltiplas formas da experiência social do espaço. A imposição do tempo do mercado e a configuração do espaço para a acumulação capitalista implicam a resistência dos grupos sociais que fazem do meio ambiente o campo da construção de projetos contra-hegemônicos de desenvolvimento, com horizontes temporais e trajetórias históricas próprias, momentos da transformação democrática do tempo e do espaço sociais.
7)Qual o significado temporal do desenvolvimento e subdesenvolvimento?


“Nessa ideologia, a idéia de pobreza configura um estereótipo fundamental para caracterizar o outro como carente. Aos olhos da civilização ocidental, pós-industrial, embora sejam portadores de projetos culturais distintos, os pobres carecem dos signos culturais e dos valores que ela reconhece e que poderiam ser resumidos e simplificados na importância da posse individual de bens. O pobre é o que não tem bens materiais e por isso não tem identidade; por não ter, tende a degradar o meio ambiente. A pobreza torna-se duplamente perigosa; por ameaçar a coesão da sociedade, sitiando-a, inflitrando-a, atacando-a, e por entrar na concorrência pelo uso de bens considerados escassos, como o meio ambiente e os recursos naturais”
8) Discuta a argumentação do autor a luz da realidade de São Vicente


Nessas condições, às classes e setores sociais fora do poder ou que não estejam gravitando ao seu redor, nega-se a possibilidade e a capacidade de pensar e construir suas próprias propostas de desenvolvimento. Os setores dominantes mascaram a sua dominação sob a aparência da neutralidade. Todos estariam ameaçados igualmente pelos grandes problemas ambientais; os problemas ambientais podem ser solucionados pela tecnologia — mais eficiência e as coisas estarão (quase) resolvidas para todos. O modelo de consumo decorre naturalmente das demandas de toda(s) a(s) sociedade(s), a crise financeira independe da vontade dos governos, etc.
9) Proponha três chaves de observação sobre “participação”


Tese 4: Os recursos materiais territorializados são permanentemente disputados por distintos projetos. Esses projetos lhes atribuem senti¬dos propriamente utilitários, mas também sentidos simbólicos relativos às práticas culturais mais amplas, que ultrapassam o campo da produção material da existência das sociedades. Os diferentes grupos socioculturais integram o mundo material a seus diferentes projetos, propósitos e sentidos. Assim, o espaço é composto pela superposição dos múltiplos territórios concebidos, desenhados e experimentados pela diversidade de projetos e atores que compõem a trama social. Um desenvolvimento democrático e sustentável será a expressão da diversidade de leituras e projetos em confronto ao processo de homogeneização social que transforma os recursos materiais em mercadorias e subordina as diferentes formas socioculturais à dinâmica do mercado e do capital.
10) Discuta os diferentes projetos e sentidos existentes em relação a região costeira em especial ao litoral paulista.



11) Quais as possíveis relações entre estímulo a resitência e planejamento ambiental?


“A porções do espaço nacional são atribuídas vocações naturais, como se houvesse uma predestinação dos lugares a ser cumprida, uma determinada função a serviço do capital independentemente da sociedade complexa que habita esse espaço. É evidente que faz mais sentido instalar uma siderurgia em Minas do que em Roraima, mas a siderurgia é fruto de uma longa construção histórica. Seria interessante saber por que a agricultura altamente mecanizada e quimificada atende melhor à vocação do Cerrado do que a exploração dos seus recursos naturais já praticada de maneira sustentável por seus habitantes e, em potencial, muito promissora, economicamente. A idéia de vocação exclui outras visualizações e empobrece o território — e é a respon¬sável pela formação da pobreza.
Em sentido oposto, a concepção do território como o espaço de realização da sociedade evita a formação de excluídos, de pobres. Ao definir o território a partir das potencialidades que identificam nele, bem como das habilidades e da experiência histórica que acumularam, os sujeitos sociais se afirmam como cidadãos e cidadãs, na sua grande diversidade. “
12) Como é abordado o significado de território pelo autor?


Tese 5: A questão da sustentabilidade levanta desafios tanto aos formuladores de políticas, aos movimentos sociais, como à comunidade científica: trata-se de produzir quadros conceituais que permitam superar os pontos de estrangulamento dos modelos de desenvolvimento que vigoraram desde o pós-guerra; a saber, a persistência de altos índices de desigualdade social e de degradação das próprias bases materiais do desenvolvimento. Um esforço estratégico renovado por parte de cientistas, movimentos sociais e formuladores de políticas apresenta-se como necessário, tanto mais quanto sabe-se que a questão da sustentabilidade não remete meramente à conservação da natureza ou à administração de ecossistemas, porém, mais ampla e fundamentalmente, aponta para novos modelos de desenvolvimento e para transformações sociais.
13) Como pensar o planejamento ambiental em um contexto de busca de novos paradigmas de desenvolvimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário