Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

19/08/2011 - 03h00 Praias do litoral norte de SP têm pior poluição em dez anos


Em 2010, o litoral norte de São Paulo, que abriga praias badaladas como Maresias, Juqueí, Camburi e Baleia, atingiu seu pior índice de poluição dos últimos 10 anos.
Veja a qualificação das praias de SP nos últimos dez anos
Apenas 29% dos 83 pontos onde a água foi analisada receberam classificação "própria" em 100% do tempo.
O grande responsável pela piora dos índices de balneabilidade, segundo o relatório das praias divulgado ontem pela Cetesb (agência ambiental estadual), é o despejo de esgoto doméstico no mar.
É comum, nas praias do litoral brasileiro, a falta de um sistema eficiente de coleta.
No litoral norte, muitas casas, inclusive as de alto padrão, jogam dejetos nos córregos que cortam a planície costeira. Tudo, então, é levado até o oceano Atlântico.
Quando chove muito, a situação piora, pois mais esgoto acaba chegando ao mar.
Um caso típico de casas poluindo o rio ocorre em Toque-Toque Pequeno, no município de São Sebastião. A praia, desde 2008, é rotulada como regular pela Cetesb.
"A tendência do litoral norte, se formos considerar o início da década, é de piora", diz Claudia Lamparelli, gerente da Cetesb. "Mas em 2010 nós tivemos um episódio atípico em 9 de maio", pondera ela.
Segundo Lamparelli, uma chuva forte, associada a ressaca, ajudou a derrubar o índice. A piora, afirma ela, não teria sido tão significativa, se a tempestade não tivesse ocorrido perto do dia em que as águas foram coletadas.
O índice baixo de 2010 contrasta com as taxas superiores a 50% aferidas nos três primeiros anos da década.
O esgoto doméstico em circulação nos municípios do litoral norte --a Cetesb considera que a região é formada por São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba-- está ligado ao significativo crescimento populacional.
"Existe muita ocupação irregular, onde não há rede de esgoto. A região, além de turistas, tem atraindo pessoas que vão efetivamente trabalhar por lá", afirma a técnica.
Os números de saneamento do litoral norte ajudam a sustentar a tendência de piora da qualidade das praias. Apenas 37% do esgoto é coletado nessa região da costa e, em Ilhabela, 4% da população tem rede de esgoto.
Em 2010, mostram as tabelas oficiais, apenas cinco praias, em todo o litoral paulista, ganharam a classificação "ótima" da Cetesb.
Sobem ao pódio Prumirim, Itamambuca e Pulso, todas localizadas em Ubatuba. E as praias da Jureia (Iguape) e do Pontal (Ilha Comprida), no litoral sul do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário