Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Iniciativa Purus-Madeira

Expedição sai de Manaus. Essa é a travessia de voadeira entre o cais do Ceasa , em Manaus, para Careiro da Várzea., no outro lado do Rio Negro, na região do encontro das águas.

A travessia levou em torno de 30 min. A expedição está sendo realizada com pesquisadores da área das ciências humanas  para que seja feito um diagnóstico sócio econômico. Há pesquisadores do Amazonas, do Mato Grosso, eu de SP. Fomos rumo a uma localidade chamada de Igapó Açu.

Chegamos a Careiro Castanho, município onde passa a BR 319, estrada que está sendo recuperada para conectar Manaus ao sul do Brasil, via Porto Velho.

Hoje já faz o papel de área urbana que conecta a região da 319 à Manaus. Pernoitamos nessa cidade, em meio a campanhas de políticos com vistas as eleições.

No dia seguinte partimos para Br 319.

Como se previa a estrada está em condições precárias de tráfego. Basicamente só veículos com tração é que  percorrem a estrada. Embora haja duas pontes já instaladas as travessias ainda são feitas por balsas.

Há uma série de Unidades de Conservação Estaduais, instituídas como o objetivo de conter o desmatamento e a exaustão dos recursos naturais, ao longo dessa via.

Faz-se necessário a pesquisa e monitoramento do processo de contenção  do uso e ocupação do território, da exploração dos recursos naturais e do papel da estrada como elemento de pressão de uso e ocupação das terras.
Estrada derrubada pelas águas dos igarapés. Muitos por sinal, que cruzam essa barreira ecológica, cujo resultado ambiental repete o erro de outras estradas que cruzam corpos dágua sem respeitar o relevo. Passam a represar a água em terrenos planos, antes drenados e hoje alagados, alterando o equilíbrio ecológico anterior e formando uma nova dinâmica, compostas por seres que se adaptam bem ao ambiente alagado.

Um pergunta que não quer se calar, quando pronta, de onde virá o recurso necessário para investir na manutenção de 1000 km de estradas em meio a floresta Amazônica?

Essa é uma boa e importante prioridade? sob que ponto de vista?

Comunidade do Igapó Açu, uma história a ser contada, um futuro ameaçador. Aqui estamso na pousada da dona Mocinha, exatamente  no cruzamento da Br 319 com o Rio Igapó Açú.

continua.......

Um comentário:

  1. aowww, chatice!!!

    se inveja matasse hehehe

    e a resposta: daonde sairá o dinheiro? dos nossos bolsos, talvez hahaha

    ResponderExcluir